Nossa leitora/colaboradora Marcella (aquela que ganhou a Melissa) é veterinária, especialista em acupuntura e atendeu o nosso pedido escrevendo um post maravilhoso sobre cuidados com os pets durante o verão.
Gostamos muito da sua contribuição Má e esperamos ver mais dicas sobre pets aqui no DAC. Muito obrigada e um beijão!


CUIDADOS COM OS PETS NO VERÃO
Apesar do tempo chuvoso que se instalou na nossa cidade, estamos na estação mais quente do ano. E não somos só nós que sofremos com os excessos do calor. Nossos bichinhos de estimação necessitam de cuidados especiais para não apresentarem problemas de saúde. Animais também sofrem desidratação e insolação. Os sinais observados são: vômitos, diarréia e perda de peso. Em casos críticos, o animal pode até morrer.
Pensando nisso, fiz um lista com algumas dicas para vocês ficarem atentos e poderem curtir dias lindos na companhia dos nossos animais:
          Sombra: evite passear com seu cão nos horários de pico de sol, muito cuidado com o asfalto quente que pode queimar os coxins (as almofadinhas das patinhas!) e procurar sempre um local com sombra para a hora do lazer.
          Água fresca: a água deve ser trocada periodicamente para se manter fresca e limpa. Nos dias mais quentes, eles costumam beber mais água que o de costume. Também é uma boa ideia levar uma garrafinha com água para seu cão se hidratar durante o passeio.
          Preguicinha: também é comum que eles durmam um pouco mais e fiquem mais quietinhos nas horas mais quentes do dia.
          Banhos!!: procure saber se a raça do seu pet permite banhos constantes e lembre-se de usar água morna caso dê banhos em casa. Nada de água gelada nos pequenos! Isso pode provocar uma mudança brusca de temperatura.
          Protegendo a pele: já existe no mercado pet protetor solar para animais com pele clara. Isso evita câncer de pele. Aplicar principalmente em regiões com pouco pêlo como ponta de orelhas e focinho.
          Xô pulgas e carrapatos!: no calor também aumenta a proliferação de insetos. É importante o uso do anti-pulgas para evitar as infestações indesejadas! Assim também combatemos a famosa doença do carrapato (longo assunto para falarmos num outro post!).
          Vacinas OK! : dê uma conferida na carteira de vacinação do seu pet para verificar se ele está com todas as vacinas em dia. Em dias de sol, mais animais saem às ruas e com isso, maior deve ser também o cuidado com doenças infecciosas.
Filó e Simão sofrem mto no calor! (meus pets – @elisepeanuts)
          Cuidados com os mais velhinhos: cães idosos necessitam de um olhar mais atento! Como muitos já apresentam diabetes, problemas cardíacos, artroses e outras doenças da idade,  fiquem espertos para qualquer sinal de cansaço durante os passeios.
Lembre sempre de coletar as fezes do seu animal durante o passeio! Vamos manter nossa cidade limpa e com animais saudáveis! Qualquer alteração que seu bichinho apresentar, leve ao seu veterinário de confiança.
E bom verão ao lado dos nossos melhores amigos!
                                       Marcella Sanches Paes de Barros – Medica Veterinária
                                       Especialista em Acupuntura e Fisioterapia Veterinária
                                       www.marcellasanches.commarcellasanches@gmail.com
                                       Telefone: (13) 8135-7203