O post de enxoval foi um sucesso e algumas leitoras me perguntaram sobre como elaborar a lista.

Como eu mencionei no outro post, tive a ajuda da minha mãe e da minha sogra para montar a minha e descobrir o que (realmente) precisamos ao montar uma casa pela primeira vez.

Vou dividir a lista em diversos posts, pois teremos muito assunto sobre enxoval.

Vamos começar pelo quarto.

Para um casal recém casado (ou alguém que vai morar sozinho) é importante ter no mínimo 3 jogos completos de cama (lençol de cama, lençol de cima e as fronhas para os travesseiros). 

Esses são os jogos usados no dia a dia (recomendo os jogos de no mínimo 200 fios ou os de malha. Os de malha são super confortáveis, mas deformam mais rápido durante as lavagens).

Geralmente troca-se a roupa de cama 1 vez por semana, mas é sempre bom ter um conjunto extra, no caso de uma eventualidade.

O número de travesseiros é muito pessoal, eu uso 3 e o Gui usa um só, então depende de cada um. Geralmente são 4 por casal.

Agora, para ter uma cama bem bonita é importante comprar um cobre leito bacana. Além de enfeitar é uma proteção (para quem não sabe, o cobre leito é uma colcha que você não usa para dormir, geralmente em casas de decoração as camas são montadas com todos esses acessórios, não adianta jogar só o edredom por cima da cama!). Eu sou extremamente neurótica com o lance de cama. Não admito alguém chegar com roupa da rua e deitar no lençol limpinho.

Cama Madame Frufru jogo completo
Detalhe do cobre leito e das almofadas

Uma boa pedida para cobre leito são as colchas de piquet. Geralmente elas vêm acompanhadas com fronhas para combinar. Essas fronhas também não são feitas para babar em cima (rs), você deve manter seus travesseiros de dormir com fronhas de algodão.

Para completar o visual, é preciso uma saia (que se coloca entre o estrado e o colchão), 
almofadas e rolinhos para enfeitar.

A saia da cama


Não podemos esquecer-nos da parte prática. Aqui em Santos os invernos estão ficando cada vez mais frios (pelo menos para mim), então aconselho um edredom branco e duas capas para variar. Você pode comprar esses edredons em qualquer loja de departamentos (como pernambucanas, pois geralmente são mais baratos) e investir um dinheirinho nas capas.

Um bom lugar é a MMartan do shopping Miramar. Tudo lá é lindo e com certeza você vai encontrar uma capa que combine com seu quarto.

Também é importante uma mantinha/cobertor (de tricô ou soft), daquelas que a gente leva para o sofá nos dias mais frios.  Essas mantinhas são mais leves e tem uma maior mobilidade que o edredom.

Você também encontra tudo isso na Madame Frufru, com a vantagem de já ter uma lista pronta esperando por você. Os conjuntos já combinam quarto e banheiro (acho o máximo!)
O único problema é arrumar tudo isso antes de dormir e assim que acordar. Leva tempo deixar a cama bonita, mas afinal é uma cama a estrela principal do quarto.
 No site noivasonline encontrei uma lista interessante que leva em consideração também o quarto de hóspedes.

Quarto do casal 

2 protetores de travesseiro
2 jogos de cama
2 cobertores
4 travesseiros
1 colcha
4 fronhas avulsas lisas que
combinem com os jogos
1 edredon

Hóspedes
2 jogos de cama de solteiro
2 travesseiros
2 cobertores de solteiro
2 jogos de banho

No próximo post falaremos de pijamas e banheiro.

Madame Frufru – Tel.: (13) 3234.2780 | Av. Siqueira Campos, 570 – Boqueirão – Santos/SP