Depois que comecei a namorar com o Gui, minha casa nunca mais ficou sem um vasinho de flores.

Tenho que confessar que ele me ganhou (e continua me ganhando todos os dias) assim. Sempre com uma flor nova.
A escolhida dessa semana foi a orquídea. Fiquei simplesmente apaixonada por este vaso.  O Gui acertou em cheio novamente!
Só que aí bateu aquela dúvida, como faço para que a orquídea dure mais tempo?
No site cultivando econtrei as seguintes dicas:


O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais.Suas raízes ficam sem oxigênio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima na época.


Não siga à risca regras do tipo “um copo de água a cada 2 dias”, pois isso não funciona bem! O melhor jeito é testarmos enfiando o dedo no substrato. Cave levemente e sinta a umidade a cada 2 dias. Se ainda estiver úmido, não regue, espere até secar. Regue até que a água comece a escorrer por baixo do vaso. Para elas, é melhor a falta ao excesso de água.

Devemos regá-las de preferência no início da manhã ou final da tarde, evite regar à noite para não deixar as folhas molhadas durante toda à noite

Quando renovar o vaso? 


Quando a planta estiver excessivamente ramificada, ou com as raízes muito grandes para o vaso, devemos efetuar a divisão da planta, ou passá-las a um vaso maior, pois suas raízes já não possuirão mais espaço para seu bom desenvolvimento. Lembre-se que muitas orquídeas criam raízes fora do vaso mesmo que não esteja faltando espaço, o que é normal. Outro critério é trocarmos o vaso quando o substrato começar a drenar mal a água, o que indica um excesso de raízes.

Quase me joguei no chão pois já encharquei a bichinha!  Na hora lembrei do livro Marley e Eu, quando a mulher fala que não consegue nem cuidar de plantas. Oi, sou eu…
Mas espero que essa dure bastante tempo, pois é maravilhosa, e marcou nosso aniversário de 2 anos e 3 meses.
Tô romântica hoje. Me segura!
O Gui compra as minhas flores em dois lugares:
No Pão de Açucar da Epitácio e no Flores Mania (essas orquídeas são de lá) R: Alexandre Herculano 54 tel: 32227475

PS: Hoje todo mundo de dedinhos cruzados, pois o Gui vai fazer a operação de miopía! Boa sorte, amor!
PS2: Já viram o post da flá sobre flores?
PS3: As fotos ficaram meio hagadinhas, as flores são rosas e não roxas!